EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

FAB salva vida de jovem em comunidade isolada da Ilha do Marajó

Ação rápida da FAB durante missão de vacinação garante socorro a adolescente com fratura craniana em região remota do município de Chaves (PA)
Publicada em: 05/07/2025 18:05
Imprimir
Fonte: COMAE
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na sexta-feira (04/07), uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de emergência que salvou a vida de um adolescente de 15 anos na Comunidade Ribeirinha de Apani, no município de Chaves (PA). A ação foi conduzida por uma equipe da FAB que participava da Missão Gota na Ilha do Marajó.

O jovem havia sofrido um acidente grave ao cair de um cavalo e ser pisoteado na cabeça. A médica da localidade identificou sinais de traumatismo craniano e rebaixamento de consciência, indicando risco iminente de morte. Diante da urgência e das condições intransitáveis da região alagada, a Evacuação Aeromédica foi realizada com o apoio do H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) - Esquadrão Pantera -, que já se encontrava em operação na região como parte da missão de apoio logístico à vacinação em comunidades isoladas da Amazônia.

A EVAM foi realizada com rapidez e segurança. O trajeto, que por via fluvial levaria até seis horas, foi concluído em poucos minutos, permitindo que o adolescente fosse encaminhado ao Hospital de Emergência de Macapá (AP). Após cirurgia de emergência, o paciente encontra-se em recuperação, graças à resposta imediata da equipe.

A execução da EVAM foi finalizada com a retomada do itinerário e recolhimento das equipes de saúde apóso reabastecimento da aeronave. “Foi muito gratificante, em minha primeira missão operacional, ter a oportunidade de realizar um salvamento. O treinamento que desenvolvemos em nossa aviação faz todo sentido quando aplicado em situações reais como essa”, destacou o Tenente Aviador Carlos Vitor Sampaio, piloto da FAB envolvido na operação.

O Secretário Municipal de Saúde de Chaves, Rafael Ferreira, agradeceu oficialmente à Força Aérea Brasileira. “A presença da FAB foi determinante para salvar uma vida. Somos muito gratos por esse apoio, essencial para levar saúde a lugares de difícil acesso”, disse o Secretário.

A Missão Gota é acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), órgão responsável pela coordenação e execução das ações aéreas estratégicas da FAB, em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais. Seu objetivo é levar vacinas, insumos e atendimento médico a regiões remotas do país, especialmente durante campanhas nacionais de imunização.
 

Fotos: FAB